terça-feira, 22 de maio de 2012

Renda-se

Foto: blog da Lalá Noleto


Olá!

Hoje começo o post com a foto da Juliana Paes no lançamento da mini-série Gabriela. Porém, o assunto a ser tratado não é a sobre a atriz e nem sobre o atual trabalho desta. O assunto é o vestido que Juliana está usando, mais precisamente o material do vestido: a RENDA.

Já faz um tempinho que a renda vem sendo usada e desejada nas roupas, com uma pegada mais atual e, geralmente mais sexy ela perdeu o seu ar de artesanato.
A Martha Medeiros, estilista alagoana e criadora  do vestido usado por Juliana, é uma artista que faz lindas obras de arte com este material. Suas roupas são um sonho!!!


A estilista Martha Medeiros

 

















Fotos: reprodução

A renda é um tecido "cujos fios da trama se entrelaçam ao mesmo tempo e em todas as direçoes, formando desenhos" (Pezzolo, Dinah Bueno - Tecidos: história, tramas, tipos e usos). Acredita-se que a renda fora descoberta acidentalmente por uma esposa de pescador que, para fugir do tédio, começou a brincar com uma malha de rede e, percebeu que desenhos foram formados.

A renda pode ser feita com seda, linho e até materiais sintéticos. E, pode ser trabalhada manualmente ou não. Em nosso litoral, do sul ao nordeste, podemos encontrar vários produtos de renda. Sempre que vou a Fortaleza-CE, trago algumas toalhinhas e, jogos americanos deste material.

A minha renda preferida é a renascença, originada em Veneza e, é produzida manualmente com o auxílio de agulhas. Este tipo de trabalho é bem delicado e extremamente detalhado. Também há a renda Filé, também feita manualmente, através de entrelaço de fios formando nós.


Renda Renascença

Renda Filé


As rendas brasileiras são fruto da nossa herança multi-cultural e, ficaram esquecidas por um bom tempo e, agora em momento em que o Brasil está em alta, a nossa renda é chic.

Desfile Ronaldo Fraga - verão 2011



Então, quem vai se render a essa moda???

Bjs,
até o próximo.

Um comentário:

  1. I love rendas, sao lindas, deveriam valorizar mais os trabalhos artezanais neh?

    ResponderExcluir